Veja as coisas de um outro ângulo

“Seja a mudança que vc quer ver no mundo” famosa frase de Mahatma Gandhi significa que primeiro vc precisa mudar algo em vc (uma visão, opinião, atitude, pensamento...) caso queira que o seu mundo ao seu redor mude. A mudança tem que partir de você e não ficar cobrando isso dos outros. Quanto mais você espera mudança dos outros e do mundo mais você se frustra.
Percebo que, pelos estudos em psicologia e atendimentos realizados em consultório, grande parte do nosso sofrimento (sim, me incluo nisso) está em não flexibilizar a maneira como você encara as coisas da vida.
São pensamentos e atitudes cristalizadas , tão fortes, que em algum momento surgiram para nos proteger de algo, mas que mais causam sofrimento do que algo de bom.
Os pensamentos cheios de preocupações catastróficas da ansiedade ( “E se o projeto não der certo? ” ; “E se essa pessoa me magoar?”; “Se eu tiver que apresentar o trabalho vão rir de mim”; “Se algo der errado não vou dar conta”) Os pensamentos e atitudes vitimistas e tristes da Depressão (“não consigo entender isso” ; “Não adianta continuar tentando” ; “Não faço nada certo” ); A vergonha e a culpa que insistimos em nos colocar ( “Eu não deveria ter feito isso”; “Se as pessoas souberem disso a meu respeito, não vão gostar de mim”; “Eu não deveria ser assim” ).
Tudo isso são maneiras de encarar os desafios do mundo, de atribuir significados. Maneiras rígidas que causam muita dor.
Aprender a flexibilizar nossos significados, pensamentos e atitudes é um grande desafio, mas é possível.
>Será que não há outras possibilidades , é somente essa que eu penso/sinto/vejo/faço?
>Há pessoas que encaram de maneiras diferentes uma situação semelhante a minha?
>Há evidências e fatos contras e a favor de como penso?
Lembre-se que muitas vezes tentamos ter o controle de tudo, do futuro, das situações, porém, não temos esse poder. Só podemos controlar o que vem da gente (e já é desafiador hehehe).
Sempre que se perceber com um grande sofrimento, questione-se , reflita se não está com pensamentos e ações muito rígidas a respeito de si e dos outros.
Veja as coisas de um outro ângulo.
Com carinho e gratidão,
Leila Bonifácio, psicóloga e coach de carreira (CRP 06/121614).