Talentos: A chave da realização profissional


Quando somos questionados (geralmente em uma entrevista de emprego) sobre quais sãos os nossos talentos e pontos fortes, não sabemos o que responder.

Muitas pessoas começam respondendo “é difícil falar de si...”.

É, pra quem não busca muito o seu autoconhecimento, pode ser um pouco difícil mesmo responder uma pergunta dessas.

Mas porque temos essa dificuldade em reconhecer nossos talentos e pontos fortes?

Primeiramente, vamos definir o que é talento e o que é ponto forte.

Talento é qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento que possa ser usado produtivamente. Todos nós já nascemos com alguns talentos. Ou seja, é uma característica pessoal marcante sua.

Ponto forte é constituído pela soma do seu talento, conhecimentos e técnicas, resultando em uma habilidade positiva. Todo ponto forte tem como base o talento.

Por exemplo, se colocar no lugar do outro e entender emoções e sentimentos alheios significa dizer que tem o talento da empatia. Enquanto a capacidade de conectar-se às pessoas valorizando seus anseios, emoções e necessidades é um ponto forte.

Sem o talento como base no ponto forte, na verdade é apenas uma habilidade desenvolvida.

Habilidades que você desenvolve com o passar do tempo dificilmente serão tão marcantes como os seus pontos fortes e talentos.

E qual a importância de saber reconhecer seus talentos e pontos fortes?

Pesquisas apontam que apenas os profissionais que conseguem exercer seus talentos e pontos fortes em seus trabalhos se sentem plenamente realizados e satisfeitos. Indivíduos que usam suas forças no ambiente de trabalho potencializam a sensação de bem-estar, de autoeficácia e de felicidade. As forças potencializam o nosso lado funcional.

Uma pesquisa no Instituto Gallup (2015) revela que as pessoas que usam seus pontos fortes a cada dia:

  • Tem 3x mais probabilidades de relatarem ter uma excelente qualidade de vida;

  • Tem 6x mais probabilidades de estarem envolvidas no trabalho;

  • São 8% mais produtivas;

  • São 15% menos propensas a abandonar seus trabalhos.

Outra pesquisa realizada no Instituto (2015) ao perguntar o porquê de os empregados mudarem de emprego, foi constatado que 51% dos funcionários consideram uma nova oportunidade de trabalho para expandir conhecimentos, desenvolver seus talentos, aumentar sua rede de contatos e aumentar o salário. Quando analisados os fatores que levaram estes mesmos trabalhadores a terem mudado de emprego nos últimos 3 meses, o salário ficou em terceiro lugar e o desenvolvimento de carreira em quinto. No final da pesquisa ficou provado que estes procuravam utilizar seus pontos fortes, queriam fazer o que eles sabiam fazer de melhor e tinham prazer.

E voltando a questão do início do texto, porque é tão difícil reconhecer seus talentos e pontos fortes?

Pois como é algo inato ao ser humano, você vai exercê-lo naturalmente, sem esforço. Pra você é algo natural e normal, então, não vai chamar a sua atenção normalmente. E pode passar despercebido pela sua percepção.

Se alguma vez você já se sentiu desmotivado em seu trabalho, pare e reflita um pouco: O seu potencial estava sendo aproveitado? Você se sentia útil com sua contribuição, exercendo o que tem de melhor?

Claro que tem outros fatores que influenciam, como clima organizacional, liderança, salário, entre tantos outros. Mas a chave do sentimento de "Missão Cumprida" começa dentro de você, começa no seu talento.

Portanto, se você busca se encontrar e se realizar em sua carreira, é essencial que saiba quais são seus talentos e como aproveitá-los.

Aqui vão algumas perguntas poderosas para reflexão:

-Por quais comportamentos frequentemente você é reconhecido ou elogiado?

-Qual atividade te atrai naturalmente?

-Em qual atividade apresentou desenvolvimento rápido quanto ao aprendizado?

-Qual atividade que mais gosta de realizar que faria gratuitamente, caso fosse preciso?

E caso você precise e ajuda para identificar seus talentos e como expressá-los em sua carreira, um processo de coaching ou psicoterapia podem te auxiliar.

Nossa missão de vida está intrinsicamente associada aos nossos talentos e pontos fortes e quando conseguimos juntar esses dois elementos , temos a fórmula para entender o que nos motiva e nos impulsiona para viver uma vida com propósito e realização. E isso pode te trazer os melhores resultados em sua vida e carreira.

Com carinho e gratidão.

Leila Bonifácio

Em Destaque
Postagem Recentes
Arquivo
Busque por Tags
Me siga
  • Facebook Basic Square

​© 2020 por Leila Bonifácio.

Todos os direitos reservados.



 

  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon