O poder da Reclamação

9-Dec-2016

 

"Não aguento mais o meu trabalho" 
"Não gosto do meu chefe" 
"Nunca tenho dinheiro pra nada"

Essas são reclamações muito comuns. Eu mesma já ouvi diversas vezes e aposto que você também. Talvez você já tenha declarado essas frases ou semelhantes.

Qual o problema de reclamar? 
Quando reclamamos algo, estamos afirmando para nós mesmos e para os outros que X situação é real e que não tem como mudar. O quanto mais vc reclama que as coisas estão difíceis, mais você vai acreditar e afirmar para si mesmo que realmente está tudo difícil. 
Isso nos tira o poder de agentes da mudança e nos coloca em posição de vítima.
Quanto mais vc reclama, mais em posição de vítima vc se coloca. E isso não muda nada. Apenas deixa um ambiente mais pesado e reforça uma imagem sua de 'reclamão'.

Como eu posso mudar isso, Leila? 
Bem, primeiramente, preste atenção em suas palavras e pensamentos. Estão te levando à reclamação, vitimização, chateação? O primeiro ponto é reconhecer. 
E o segundo ponto é treinar. Treinar para trocar as suas palavras, seus pensamentos e sua visão para algo mais positivo. Em meio à tantas coisas que lhe acontecem e que vc faz, porque dar ênfase às reclamações? Seja mais positivo e tenha palavras mais gratas.

Caso seu foco esteja no passado, se treine em esquecer. Superar. Aprender com o que aconteceu e seguir em frente. 
Caso vc esteja insatisfeito com algo do presente que possa ser mudado, pense no que vc pode fazer, no que está ao seu alcance, para mudar essa situação e aja.

Mas lembre-se que RECLAMAR não muda, não ajuda, não agrega e só te faz se sentir mal.

Gratidão,
Leila, Coach de Carreira.

Please reload

Em Destaque

5 dicas para alcançar seus sonhos

February 22, 2019

1/9
Please reload

Postagem Recentes

December 9, 2016

Please reload

Arquivo