Profissão: Sonhos e arte

4-Nov-2016

Quando iniciei a faculdade há um tempo (quase 10 anos hehehe), eu era uma jovem de 17 anos que queria ajudar as pessoas. Não sabia como, nem por que, apenas ouvia uma voz dentro de mim dizendo para estudar psicologia e ajudar pessoas. Sinceramente, eu não tinha nenhuma outra opção. Se eu não fizesse o curso de psicologia, não teria feito outra faculdade. Pra mim isso estava certo.

 

Quando assisti à primeira aula de História da Psicologia fiquei encantada e tive certeza de que estava no lugar certo. No primeiro semestre eu também tive uma disciplina que abordava sinteticamente os diversos campos que os Psicólogos podem atuar como, hospitais, escolas, empresas, clínicas, entre outros. E eu fiquei fascinada.

 

Não foram anos fáceis, mas sempre estudei com muito amor e carinho à profissão. E até que os 5 anos passaram voando... uau! E lá estava eu, formada, aos 22 anos de idade. Na época eu trabalhava com Recursos Humanos de uma grande empresa e continuei nessa área por muitos anos.

 

Durante a faculdade, eu sempre ouvi dos meus professores que atuar em clínica era muito difícil e que no mínimo levaria uns 10 anos para começar a ter algum retorno. Então, continuei com RH mesmo, que eu gostava e estava estabilizada.

Percebi que a maioria dos meus colegas de classe tinha esse mesmo sonho de ajudar as pessoas. Acho que a maioria das pessoas que vão pra faculdade de psicologia diz isso... hehehe. Mas poucos estão atuando como Psicólogos, infelizmente, a meu ver.

 

Alguns anos se passaram e algo me dizia que eu precisava de algo a mais. Foi quando eu fiz um curso de Marketing e Empreendedorismo para Psicólogos e eu percebi que ser Psicólogo não é apenas fazer a faculdade e cursos da área.

Ser psicólogo é ser um artista completo. Cuidar da alma e da psique humana é uma grande arte, mas não é só isso. Precisamos contribuir com a sociedade, agregando valor. E para isso, temos diversos meios, como escrever textos em blogs, revistas, jornais. Gravar vídeos no youtube, dar entrevistas para TV, dar palestras, fazer webnários, fazer workshops, seminários, cursos online, retiros... e tantas outras possibilidades.

 

Precisei desenvolver outras habilidades como a escrita, falar para câmeras, dar palestras, fazer meu site, administrar uma página de facebook, investir em publicidade, passar meu preço para o cliente, fazer uma proposta, organizar meu tempo para dar conta de tudo. Por isso, nós Psicólogos somos verdadeiros artistas. Precisamos nos reinventar a todo o momento.

 

Não, a faculdade não era suficiente para exercer a profissão. A vida real é bem diferente. Mas também não é impossível.

 

Depois do curso de Marketing e Empreendedorismo eu fiz a formação em Coaching, comecei atender clientes, comecei a escrever textos, gravar vídeos, dar palestras... Coisas que eu nunca tinha imaginado fazer na vida...

 

Atualmente, eu trabalho como Coach, atendendo meus clientes, e atuo como Psicóloga para uma faculdade. E acredito que só cheguei aqui, por que me permiti a fazer coisas novas, permiti me expor ao medo, ao julgamento alheio. Permiti-me ser vulnerável. Mas nunca me esqueci daquela vontade que eu tinha quando iniciei a faculdade: ajudar as pessoas.

 

Cada coisa que faço é pensando em ajudar os outros. E se eu consegui agregar algo na vida de uma pessoa que seja, eu já fico feliz.

 

Se eu não tivesse tido a coragem de divulgar o meu trabalho e agregar conteúdo para as pessoas, provavelmente ainda estaria trabalhando no RH. Nada contra, mas eu era (e sou) capaz de fazer muito mais diferença por onde passar então, por que não fazer?

 

Mesmo que esse não seja exatamente o seu caso, mesmo que vc não seja Psicólogo e Coach..rs.. Independente da sua profissão. Talvez vc precise olhar ao seu redor e pensar em coisas diferentes, coisas que talvez vc não tenha aprendido na faculdade, coisas que talvez você nunca imaginou fazer, mas que ao fazer, te levará ao próximo nível.

 

Acredito que todos estão nesse mundo para evoluir e crescer, em todos os aspectos.

O que você pode fazer agora, para dar um pequeno passo em direção aos seus sonhos? Vai lá e faz.

 

 

Por Leila Bonifácio.

Psicóloga – CRP 06.121614

Coach de Carreira

 

 

Please reload

Em Destaque

5 dicas para alcançar seus sonhos

February 22, 2019

1/9
Please reload

Postagem Recentes

December 9, 2016

Please reload

Arquivo