6 dicas para você que está desempregado

6-Jun-2016

 

Esses dias eu estava conversando com uma amiga que está sem emprego, e ela me disse “Como estou sem trabalhar já faz um tempo, às vezes fico um pouco desanimada. Nunca fiquei tanto tempo parada, isso tem mexido um pouco comigo”.

 

E aí eu lembrei da última vez em que eu fiquei desempregada. Em 2014 eu tinha um trabalho, mas não estava satisfeita e feliz, e após um afastamento médico de 2 meses por causa de um acidente que sofri, quando tive de voltar ao trabalho decidi pedir demissão. Fiquei  3 meses sem emprego até encontrar uma nova oportunidade.

 

Eu sei bem que não é fácil, e no meu caso então eu não tive se quer o seguro desemprego. Mas acredito que sempre temos que enxergar os pontos positivos dos fatos, e manter o foco em nosso real objetivo e não nas coisas ruins.

 

Passar pelo desemprego pode ser algo devastador na vida de uma família, mas também é uma nova porta que se abre para o novo. Pode ser uma nova chance do universo para você se reencontrar.

 

Se você está passando por esse momento, aqui vão as minhas dicas:

 

1. Aproveite essa pausa para repensar em sua vida.

Não só em sua carreira, mas em toda a sua vida. Às vezes estamos no piloto automático no dia-a-dia e não paramos para refletir sobre o que estamos fazendo. O que você tem feito com você mesmo no último ano ?  É isso que você quer para você ?  Caso seja preciso, trace novos rumos, novas metas, mudanças. Alinhe-se com seu propósito.

 

2. Aproveite para fazer coisas novas.

Quando estamos trabalhando não temos tempo para quase nada. O que você pode fazer de novo que sempre teve vontade mas ainda não fez ?  Que tal aproveitar para visitar parentes, ir a lugares novos, começar um novo projeto... há tantas possibilidades.

 

3. Estude.

Hoje vivemos na era da informação. Temos muitos cursos gratuitos na internet ou em instituições. Aproveite para se atualizar, fazer novos cursos ou uma reciclagem.

 

4. Mantenha-se positivo.

O importante é manter o foco positivo e a sua energia boa. Aceite o momento que está passando e não perca as esperanças. Entrar na corrente do pessimismo e desespero em nada vão lhe ajudar, ao contrário, só vão piorar as coisas e fechar seus olhos diante as oportunidades. 

 

5. Vá atrás e prepare-se.

Este é o momento de se preparar e correr atrás do que quer. Revisar seu CV, se preparar para as entrevistas, distribuir seu Cv para seus colegas, amigos, sites de emprego, ligar nas empresas de seu interesse e questionar se tem vagas, fazer networking.

 

6. Enxergue seus aprendizados.

O que você tem aprendido com esse momento ?  Que novas habilidades está desenvolvendo ? O que você consegue enxergar agora, que antes não conseguia ?  Em todas as situações sempre há oportunidades de aprendizados. Reflita sobre os seus e perceba como isso te leva para o seu próximo nível.

 

Meu último ponto a te dizer é: não se apegue. Não se apegue a esse momento. Não se apegue a famosa crise do País. Você só está passando por uma fase, mas não é isso que te define. Você é muito mais do que estar sem um trabalho.

Você é uma pessoa maravilhosa, com infinitas habilidades e talentos e muitas coisas boas para viver. E assim que você voltar a trabalhar, entenderá os motivos de ter passado por tudo isso.

 

 

Se esse texto fez sentido para você compartilhe com seus amigos e vamos ampliar essa corrente do bem.

 

Com carinho,

Leila Bonifácio

 

Gratidão!

 

Please reload

Em Destaque

5 dicas para alcançar seus sonhos

February 22, 2019

1/9
Please reload

Postagem Recentes

December 9, 2016

Please reload

Arquivo