Esteja cercado das pessoas certas

28-Mar-2016

 

Hoje eu vim falar sobre sucesso e relacionamentos.

 

Há muitos livros e textos que te dão dicas para ter sucesso profissional. As dicas geralmente são em torno de, ter uma boa preparação técnica, uma boa formação, ter experiência, ter muitas habilidades, falar idiomas, ser líder, ser referência, etc, etc...

 

Mas talvez algo que você ainda não tenha parado para pensar é que os seus relacionamentos pessoais também podem influenciar consideravelmente em seu sucesso profissional.

 

Há um ditado que diz:

“Você é a média das 5 pessoas que mais anda.”

 

Há pesquisas que comprovam isso.

 

Olhe ao seu redor, pense nos seus amigos ou familiares mais próximos... Vocês tem um jeito parecido?  Vocês falam coisas parecidas?   Possuem pensamentos parecidos?  

 

Se são as 5 pessoas que você mais convive é porque vocês se identificam em muitas coisas e é natural ficarem um pouco parecidos em alguns aspectos.

As pesquisas indicam que até o corte de cabelo das 10 pessoas mais próximas são parecidos. Se o seu melhor amigo ou esposa engordarem, a sua chance de engordar aumenta em 55%.

 

E o que isso tem haver com seu sucesso profissional?  

 

Tudo!

 

Que tipo de relacionamentos você alimenta?  

 

São pessoas que te incentivam?  Que te animam?  Que te ensinam? ou te criticam, ou te tiram do seu foco tentando te levar para um outro caminho?  

 

Um exemplo:  vamos imaginar que a Maria quer emagrecer 10 kilos. Mas os principais amigos da Maria só a chamam para jantar em lugares com comidas muito calóricas, e ainda dizem para a Maria: “Deixa disso, você está bem assim!”. E no aniversário dela, presenteiam com caixas de chocolates.

 

Mais um exemplo: Renato foi fazer um intercâmbio em Londres, para aprimorar seu inglês. Chegando lá ele conheceu muitos Brasileiros que estavam fazendo o mesmo tipo de intercâmbio que ele. Mas ele fez questão de andar sozinho e conhecer pessoas novas, ingleses, para praticar o idioma. E em poucos meses, estava fluente.

 

Bem, Renato tornou-se a média das pessoas que mais conviveu em Londres e consequentemente aprendeu a cultura e o idioma. E Maria, se deixar se levar pelos seus amigos não vai conseguir emagrecer muito fácil.

 

A questão é: Ande com as pessoas certas. Isso significa aproximar-se das pessoas que possuem os mesmos objetivos que você ou que já conseguiram chegar lá.

 

Quando você anda com as pessoas que possuem os mesmos objetivos que você, o grupo se apoia, se ajuda, troca dicas e experiências. A aprendizagem ocorre pela troca, pela convivência, naturalmente, sem que a gente perceba muitas vezes.

 

Quando você anda com pessoas que te puxam para baixo, ou que não acreditam na mesma coisa que você, ou que te tiram do seu foco , é muito mais difícil você alcançar o seu sucesso profissional e até pessoalmente também.

 

Às vezes nós mudamos e algumas pessoas que antes estavam ao nosso lado ficam para trás. Isso faz parte da nossa evolução como seres humanos. Quando você cresce profissionalmente e até pessoalmente e um relacionamento quebra, é porque já não estava legal antes mesmo de você crescer.

 

Afastar de certas pessoas é natural. E nessa caminhada rumo aos seus objetivos, também faz parte conhecer novas pessoas que compartilham dos mesmos desejos. Não digo para se afastar de todos os seus amigos, mas é fundamental que conheça pessoas novas que se assemelham ao o que você quer se tornar.

 

Há um outro ditado que diz:

“Se você é o cara mais experto da sua mesa, está na mesa errada”

 

Se não, como você vai se desenvolver?  Procure pessoas mais evoluídas no assunto em que você quer evoluir. Ande com elas, procure grupos na internet, vá a eventos, palestras, workshops, faça contatos, de tudo que for relacionado ao seu objetivo.

 

Pode ser esse insight que vai fazer a diferença e te levar para o próximo nível. Faça o teste, pratique e depois me conta os resultados.

Please reload

Em Destaque

5 dicas para alcançar seus sonhos

February 22, 2019

1/9
Please reload

Postagem Recentes

December 9, 2016

Please reload

Arquivo