Seja íntegro com você mesmo

8-Feb-2016

 

A palavra integridade, de acordo com o dicionário significa “inteireza moral, honestidade, completo”. Qual a relação que você faz disto com a sua vida?

Quando você é íntegro em sua vida, você é verdadeiro consigo mesmo em todos os aspectos: profissional, pessoal, familiar, hobbies, diversão, etc.

 

Para começar, você precisa esclarecer todos os seus valores pessoais. Valor pessoal, nada mais é, o que você acredita, pelo o que você se sacrifica, o que você defende? Liberdade? Justiça? Perdão?  Honestidade? Familía? Religião ? Amor?

 

Quando você tem claro seus  valores pessoais, você entende suas atitudes e qual caminho escolher. É por meio dos seus valores que você faz as suas escolhas. Um exemplo: Você continua no emprego atual ou busca um emprego novo? São seus valores que irão te influenciar diretamente na escolha. Se um valor forte para você é ‘superar desafios’, e em seu atual emprego, isso não está acontecendo, provavelmente você irá buscar por algo em que você consiga expressar e viver esse valor.

 

Os valores são inegociáveis. Quando você escolhe um valor e realmente acredita nele, ele se torna inviolável. Selecionar os próprios valores,  representa o ato de afirmar para si , e às vezes aos outros, como vai viver a sua própria vida.

 

Expressamos os nossos valores por meio das atitudes. As ações que escolhemos executar indicam realmente quem somos. Trabalhar até tarde ou jantar com os filhos? Depende do seu valor mais forte.

 

Podemos perceber no que realmente acreditamos se prestarmos atenção em nossas atitudes, principalmente quando estamos sob uma situação de estresse e que exige escolhas de direções opostas.

Sempre que agimos de acordo com um valor maior, nos sentimos ótimos e confiantes. Quando comprometemos nossos valores, por algum motivo, nos sentimos culpados, tristes e a autoconfiança despenca.

 

Todos nós já passamos por situações em que, por mais difícil que fosse tomar uma decisão, sabíamos o que era o certo a ser feito. E ao fazer, nos sentimos bem com o resultado.

 

O que todos nós buscamos é paz de espírito. E você terá essa paz, sendo íntegro com o que você acredita, com seus valores. Nunca se deve comprometer a paz de espírito por qualquer pessoa ou qualquer coisa. Apenas pela insistência em fazer tudo o que nos permita viver em paz conosco podemos nos sentir realmente ótimos e alcançar o sucesso.

 

Entende como conhecer seus valores e agir de acordo com eles determinará seu destino?

 

No processo de coaching é uma ferramenta que utilizo com todos os clientes. Todos precisam ter a clareza de seus valores, para focar no que é realmente importante para si.

 

Como identificar seus valores?


 

  •  Pense em alguém em que você admira. Quais as características que você mais admira nesta pessoa e gostaria de imitar?

  • Que características você busca em seus amigos?

  • Quais são as qualidades fundamentais que embasam seus relacionamentos pessoais e comerciais?

  • Liste os seus 5 valores pessoais e profissionais mais importantes.

  • Estabeleça uma ordem de prioridade entre eles.

 

O que você pode fazer de diferente, a partir de agora, para que seus valores e atitudes se mantenham em harmonia?

 

 

Gratidão!

 

Please reload

Em Destaque

5 dicas para alcançar seus sonhos

February 22, 2019

1/9
Please reload

Postagem Recentes

December 9, 2016

Please reload

Arquivo