Como formular metas

26-Dec-2015

 

Olá!

 

Aproveitando o clima de final de ano, hoje vamos falar sobre a importância de estabelecer metas e objetivos, aproveitando as técnicas de coaching.

 

Você sabe qual é a importância de criar objetivos?

 

Bem, primeiramente a sua existência passa a ter um propósito, um sentido, uma direção. Você não apenas se deixará levar pelo tempo, mas sim, estará construindo algo de produtivo e importante para você.

 

As metas nos proporcionam sensação de poder e foco. Cada vez que você atinge um objetivo, sua autoestima aumenta, e os sentimentos de satisfação e motivação também se elevam.

 

O hábito de estabelecer e alcançar objetivos,  é provavelmente, a habilidade mais importante que podemos aprender, pois, te faz ir mais longe e superar seus limites.

Bom, a primeira dica é: escreva os seus objetivos, de forma clara, específica e positiva. É muito simples, mas a maioria das pessoas não faz isso, infelizmente. É um ato simples e poderoso:

 

  • ·         O que você quer especificamente?

  • ·         Quando você quer? Coloque uma data.

  • ·         Coloque seu objetivo de maneira positiva.

  • ·         Faça uma lista dos seus sonhos, se permita sonhar sem restrições.

 

Depois de escrever suas metas, divida-as entre as categorias:

 

  1. Objetivos financeiros e materiais;

  2. Objetivos familiares e pessoais;

  3.  Metas de autoaperfeiçoamento/formação;

  4.  Metas espirituais;

  5. Objetivos de saúde;

  6. Objetivos sociais e de comunidade.

 

 

Para atingirmos o nosso melhor desempenho, é preciso estar em equilíbrio com todas essas áreas de nossa vida. Você pode criar outras categorias se quiser.

Depois, organize seus objetivos por ordem de prioridades. Coloque o objetivo principal no topo de cada lista.

 

Finalmente, eleja o mais importante de todos. O objetivo principal te levará a conquista de outros objetivos, alavancará todos os seus resultados. A autoconfiança e a motivação se elevam na medida em que você progride no alcanço de seu objetivo principal.

 

Crie o hábito do foco e concentração em seu objetivo principal. Viva esse objetivo todos os dias. Quanto mais pensamos sobre a meta, mais ela domina e orienta nossa vida, mais rapidamente nos movemos em direção a ela, e ela em direção a nós.

 

Caso seja uma meta de longo prazo, divida em partes, com pequenos prazos. Crie uma escala de recompensas cada vez que atingir cada parte de seu objetivo. Podem ser recompensas simples e tornam o processo mais prazeroso.

 

Em seguida, faça uma lista das ações necessárias para alcançar essas metas. O que deve ser feito primeiro? e em segundo? coloque um prazo para cada atividade. É importante também fazer uma lista do que você deixará de fazer para conseguir alcançar essa meta. Sim, é isso mesmo. Coisas que você faz hoje, como ficar horas na TV, horas na internet, etc, que não vão contribuir para o alcance de seu objetivo.

 

Ao estabelecer metas, fazer planos e iniciar o processo, você estará se juntando aos 3% dos adultos bem sucedidos do mundo de hoje e seu sucesso será praticamente garantido.

 

E ai, que tal começar fazendo uma lista com 10 metas que gostaria de alcançar nos próximos 12 meses?

 

 

Um abraço e até mais.

Please reload

Em Destaque

5 dicas para alcançar seus sonhos

February 22, 2019

1/9
Please reload

Postagem Recentes

December 9, 2016

Please reload

Arquivo