Inteligência Emocional - Ansiedade

30-Nov-2015

 

 

Olá!

 

Hoje vamos falar um pouco a respeito da ‘ansiedade’ que parece ser o mal do século. Muitas pessoas se dizem ansiosas e relatam sofrer deste ‘mal’.

 

Mas o que é a Ansiedade?

 

Tudo começa no nosso cérebro, mais uma vez. Ansiedade é causada por pensamentos excessivos de preocupações com o futuro, e o que pode vir acontecer. Por exemplo: O seu carro começa a fazer um barulho estranho, e então os pensamentos começam a surgir: E se eu tiver que levar para a oficina? Não estou podendo gastar. E se eu tiver que tirar dinheiro da poupança? E se ficar sem dinheiro? E se eu precisar depois? E se? E se? E se....?

 

E assim a mente continua a girar, em vários pensamentos circulares, preocupantes com coisas que não existem, com um futuro que só existe na sua mente.

 

A preocupação é, num certo sentido, um ensaio dos problemas e como lidar com eles, buscando possíveis soluções. O problema é quando esses pensamentos são em excesso, são desenfreados. Neste caso, você é sequestrado pelos pensamentos ansiosos, prendendo-o num único ponto que iniciou a preocupação.

 

Essa preocupação excessiva não encontra soluções para problemas e sim,  cria mais problemas, foca apenas no perigo e no medo de situações que muitas vezes não tem a menor possibilidade de ocorrer, causando mais pensamentos preocupantes.

 

E o que acontece com o nosso corpo?

Cada vez que acontece essa onda de pensamentos crônicos preocupantes, enviamos comandos de alerta para o nosso cérebro, que entende que devemos nos preparar para uma maratona. É muita tensão gerada pela ansiedade. Portanto, o coração acelera, dá tremedeira, suor e agitação. É uma descarga de adrenalina.

 

O problema é que há toda essa adrenalina no seu corpo e muitas vezes você está sentado trabalhando, ou dirigindo, ou comendo, ou lendo um livro, ou seja, está em uma situação que não necessitava dessa adrenalina toda. O seu corpo fica acelerado. Isso é um desgaste de energia tremendo e desnecessário.Em algumas pessoas a ansiedade pode gerar insônia, ou influenciar em alguns hábitos como roer unhas e fumar.

 

O ansioso tem medo. Medo de errar, medo que algo não saia como o planejado. Medo de tudo dar errado. Cria problemas que não existem, com os famosos ‘e se ...’. Vivem como se esses problemas fossem reais. Quer tudo para ontem, quer tudo rápido, não respeita o tempo. Vive numa autocobrança o tempo todo. Por isso a sua mente sempre está lá no futuro, não vive o presente e não faz o que precisa ser feito no agora. O ansioso acaba se sabotando e andando em círculos porque gera um descompasso entre presente e futuro, entre o que deveria estar fazendo no agora e o que vai fazer amanhã.

 

Entenda que tudo isso, é um hábito que você mesmo criou. Você não é ansioso por natureza. Você está ansioso, por causa de padrões de hábitos e de pensamentos que criou por sempre estar com a mente no futuro e não no momento presente.

 

Como lidar com a ansiedade?

 

  • Identifique seus pensamentos ansiosos. É uma questão de treino e atenção constante em seus pensamentos. O ideal é identifica-los logo no início, antes de começar o círculo vicioso.

  • Assim que identifica-los, respire fundo 3 vezes e preste atenção no seu momento presente.

  • Anote esses pensamentos preocupantes em um caderno e se faça as seguintes perguntas: Tem lógica pensar nesse medo? A situação temida é um fato concreto ou é apenas a minha interpretação de um fato? Quais são as alternativas? Há medidas construtivas a tomar? Adianta insistir nesses pensamentos preocupantes sem parar?

  • É Importante contestar seus pensamentos ansiosos, para não deixa-los crescer. Anote essas reflexões para depois tomar as medidas plausíveis necessárias. Ao fazer isso, muitas fichas vão cair e você vai perceber quantos pensamentos desnecessários e desgastantes você criava.

  • Tenha uma agenda. Anote as suas tarefas e pendências e quando poderá resolvê-las. Organize seus dias e semanas com seus compromissos e atividades. Isso ajuda a se concentrar no presente, no que você está fazendo naquele momento e deixar o depois para depois. Tudo tem a sua hora.

 

 

E claro, conta pra mim os resultados!

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