Inteligência Emocional – O que é

22-Nov-2015

 

Você sabe o que é Inteligência Emocional? Certamente já ouviu falar muita coisa a respeito.

 

“Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil. ” Aristóteles

 

Essa frase de Aristóteles traduz bem o significado de inteligência emocional, ou seja, não se deixar levar totalmente pelas emoções... o famoso “estourado”, que explode a cada reação emocional.

 

Essa explosão ocorre quando: Uma pessoa não se comporta da maneira esperada; Quando você ouve algo desagradável; Quando você se sente injustiçado, magoado, ultrapassado, humilhado; Quando algo não sai como o planejado.

 

O que você faz nessas situações? Aqui que está a pegadinha. Deve se lembrar de vezes em que ‘perdeu o controle’ de si e falou e fez coisas das quais se arrependeu depois. Coisas que não teria falado ou feito se estivesse numa situação emocional mais tranquila.

Existe uma razão biológica pra tudo isso. Uma razão para esse controle se perder. É como se na hora você ficasse em outro mundo, uma outra pessoa te dominasse, é um sequestro. Um sequestro emocional.

 

É um sequestro que ocorre dentro do seu cérebro, no sistema límbico. Não vou entrar em detalhes científicos, mas entenda que é no sistema límbico que estão todas as suas emoções e sentimentos. Não, elas não estão no coração como vemos em filmes e ouvimos em músicas (hehehe). Suas emoções estão todas no seu cérebro, em seu sistema límbico. E a grande vilã da história é a amígdala, estrutura cerebral dentro do sistema límbico. A mesma regula seus sentimentos, como amor, agressividade, medo, ansiedade.

 

Em momentos assim, como os descritos acima, a amígdala manda sinais para todo o seu cérebro e corpo consequentemente, com as perguntas: Isso me fere? É algo que temo?

E se a resposta for sim, imediatamente é enviado para o corpo o sinal de alerta. E assim ocorre a fuga ou a luta e talvez, as reações exageradas. Nesse momento, toda a sua mente racional já foi inundada pela emocional. Outro fato que ocorre é a falha da memória, por isso muitas pessoas tem dificuldade em se concentrar quando estão emocionalmente abaladas.

Inteligência emocional é como você lida com os contratempos da vida. Diferentemente da inteligência acadêmica.

 

Qual a diferença entre inteligência acadêmica e emocional?

Inteligência acadêmica é o que a gente aprende na escola, na faculdade, a ler, escrever, fazer contas, construir casas, carros, pontes. A sociedade em geral da muita importância para essa inteligência.

 

E a Inteligência emocional é como você reage nas situações de frustração, desapontamento, injustiça, tristeza, raiva, entre tantos outros. Você ‘estoura’, bate portas, grita com as pessoas, não faz nada, sofre em silêncio? O que fazer? Aonde nós aprendemos essa inteligência? Que quase ninguém da importância.

 

Fato é que as pessoas que conseguem desenvolver sua inteligência emocional, conseguem uma melhor produtividade em geral, tornando-se mais satisfeitas e eficientes.

 

Sim, as emoções podem ser inteligentes. E as dicas para isso, vão no próximo texto.

Please reload

Em Destaque

5 dicas para alcançar seus sonhos

February 22, 2019

1/9
Please reload

Postagem Recentes

December 9, 2016

Please reload

Arquivo